jornada-de-compra-fluxo-de-automação
Jornada de Compra: Como Automatizar na Prática
9 de Maio de 2017
comentarios-landing-page
Dicas 915: Como inserir comentários do Facebook em uma landing page do RD Station
25 de Maio de 2017

Dicas 915: Como forçar a atualização dos dados de compartilhamento no Facebook

Link compartilhado no Facebook sem a imagem configurada

Se você trabalha com postagens em mídias sociais, já deve ter passado pela seguinte situação: ao publicar uma landing page ou uma página qualquer no Facebook, você percebe que deixou de adicionar uma imagem de compartilhamento – ou, pior ainda, que o título de compartilhamento está incorreto.

Link compartilhado no Facebook sem a imagem configurada

Então você atualiza alguma dessas informações nas configurações da página e abre o Facebook novamente, para reiniciar sua postagem com os dados corretos. Mas, ao inserir a URL, você percebe que nada mudou:

Link compartilhado no Facebook sem a imagem configurada

Nesse momento, você já está prestes a culpar seu editor de conteúdos, certo? Seja o WordPress para algum blog post, o RD Station para alguma landing page ou qualquer ferramenta que você utilize no seu dia a dia (afinal, nenhum software está imune a erros).

Pois saiba que, na verdade, a “culpa” disso é do próprio Facebook, e que esse comportamento não é um bugé uma feature!

Para que não precise carregar os dados da página toda vez que um usuário compartilha determinada URL, o Facebook deixa em cache as informações extraídas na última vez em que o link foi compartilhado na plataforma.

Assim, quando você atualiza sua página e insere a URL novamente na sua publicação, o Facebook irá exibir os mesmos dados mostrados na sua última tentativa.

Mas Mark Zuckerberg e sua equipe sabem que você pode querer de fato recarregar as informações de compartilhamento da sua página e, por isso, eles disponibilizam uma ferramenta simples e muito útil, apesar de pouco conhecida: o Facebook Debugger.

Para atualizar os dados de compartilhamento da sua página nessa ferramenta, insira a URL em questão e clique em “Depurar”, como no exemplo abaixo:

Depurando um link no Facebook Debugger

O Facebook irá trazer, então, os dados obtidos na última vez em que o link foi compartilhado. Para atualizá-los, basta clicar em “Extrair novamente”:

Como atualizar os dados de compartilhamento no Facebook

Pronto!

Dados de compartilhamento atualizados

Seus dados já estarão atualizados de acordo com as novas informações indicadas. E o melhor: essa dica não funciona apenas para a imagem em destaque: o título e a meta description de compartilhamento também são atualizados pelo Debugger.

Ah, e uma dica final: assine nossa Newsletter no rodapé deste post e não perca nenhuma atualização do nosso blog. Se preferir, você também pode seguir nossa página no Facebook ou no LinkedIn para ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos.

Henrique Soares
Henrique Soares
Sou o responsável pela área de planejamento da Agência 915. Depois de trabalhar como gerente de sucesso para parceiros na Resultados Digitais, ajudei a fundar a 915 para participar mais ativamente do processo de amadurecimento digital das empresas no Brasil.