Direção
Dica 915: Como redirecionar uma landing page do RD Station para outra URL
7 de julho de 2017
Imagens para sites profissinais
Imagens para sites profissionais: onde encontrar e como escolher
11 de outubro de 2017

Dica 915: Como inserir scripts facilmente em páginas do WordPress

Como inserir scripts

Já precisou colocar um, dois, três ou dez (!) scripts em seu site? Então você sabe que esse processo pode ficar um pouco demorado, confuso e até bagunçado.

São muitas as opções e necessidades: monitoramento de tráfego, visitantes, taxa de conversão, ações de remarketing, chats… Para cada uma destas opções é um script a mais que deve ser colocado na tag <head> ou <body> do seu site ou em algumas páginas específicas, gerando uma bela confusão de informações..

Mas calma, graças a um plugin para WordPress, inserir os scripts em páginas do seu site, ao menos nessa plataforma, é muito mais fácil: o Tracking Code Manager.  Aliás, páginas não, página. Você pode inserir os scripts em uma página só! O plugin tem versão gratuita e versão paga, é bem leve, completo e muito simples de usar.

Quer aprender a usar e conseguir gerenciar todos os seus códigos em um só lugar? Segue o passo a passo!

Importante: se o seu site não foi construído em WordPress, você pode experimentar uma outra solução com um objetivo semelhante: o Google Tag Manager.

 

1. Vá em “Plugins > Adicionar um novo plugin“, pesquise pelo Tracking Code Manager e faça a instalação:

Como inserir scripts

2. Feito isso, na página de plugins, clique em “settings” do Tracking Code Manager para prosseguir com as configurações:

Como inserir scripts

3. Você será direcionado para uma página igual a imagem abaixo. O próximo passo é acessar a aba “Add New Script“. Nesta tela você encontrará o local “Paste your Tracking Code Here“, que é onde você vai inserir o código que deseja.

Como inserir scripts

4. Na mesa tela você encontra outras opções, por exemplo, a posição, muito importante para que o código funcione corretamente! Você pode notar na imagem abaixo que já está selecionado “before </HEAD>“. Outras como aonde e em quais páginas inserir, tudo muito adaptável.

Como inserir scripts


5.
Um exemplo prático: precisa inserir o código de monitoramento do RD Station no seu site? Vamos lá.

Lembrando que para pegar o código de monitoramento do RD Station, em seu painel, você deve acessar: Conta > Configurações > Código de Monitoramento, ao escolher a opção insira você mesmo, você receberá um código como o abaixo:

Como inserir scripts


6.
Este código é o que será colado na tela da segunda imagem, que mostrei lá em cima. É só dar um nome à ele e escolher as opções desejadas:

código de monitoramento rd station

 

Pronto! Código inserido e páginas monitoradas. Muito fácil, né? Você vai encontrar todos os seus scripts na página como a da imagem abaixo, podendo editar quando precisar.

Como inserir scripts

 

E você, conhece algum outro plugin do WordPress que é útil no dia a dia dos profissionais de  marketing digital? Compartilhe com a gente! E, se você precisa de ajuda para construir ou atualizar seu site, solicite uma proposta!

Gabriela Grespan
Gabriela Grespan
Atendimento e planejamento na 915. Ajudando empresas de diferentes segmentos nas estratégias e ações de marketing digital.