Como construir URL rastreavel: importante para a análise de dados
Dicas 915: O que é e como construir uma URL rastreável no Analytics
8 de junho de 2017
Dicas 915: Como descobrir informações sobre sua audiência no Facebook
23 de junho de 2017

Dicas 915: 3 formas de otimizar seu gerenciamento do Trello

Exemplo de quadro no Trello

Se a sua profissão envolve a gestão de projetos e você é familiarizado com o mundo digital, é muito provável que você já conheça o Trello – uma ferramenta online que segue o método kanban para organizar e acompanhar o andamento de tarefas.

Apesar de ser intuitivo, o gerenciamento de quadros na plataforma pode ser radicalmente otimizado a partir de ações simples, mas muitas vezes desconhecidos pelos usuários. Por isso, selecionamos as principais ações que você pode realizar para agilizar a gestão dos seus projetos no Trello.

Se você ainda não conhece o Trello, pare de ler este artigo imediatamente e confira este post, do Canaltech. Perderemos um visitante, mas será por uma boa causa! 

 

1. Formate os textos dos seus cartões

 

Se você já se frustou por achar que não poderia utilizar destaques em negrito ou itálico nos textos dos cards – ou até mesmo inserir links em termos específicos -, saiba que isso é sim possível (exceto nos títulos dos cartões).

Para formatar seus textos, basta que você utilize a linguagem de marcação Markdown, muito conhecida por desenvolvedores (e utilizada também no WhatsApp, quando você destaca um termo *desta forma*).

Neste artigo, você encontra em detalhes as formatações que pode utilizar no Trello, sendo que os principais casos de uso são:

  • Adição de link: [marketing digital](https://agencia915.com.br/marketing-digital) -> marketing digital
  • Destaque em negrito: esta tarefa é **muito** importante -> esta tarefa é muito importante
  • Destaque em itálico: esta tarefa deve ser entregue _antes_ da tarefa #03 -> esta tarefa deve ser entregue antes da tarefa #03

 

2. Visualize todos os cartões atribuídos a você

 

Para verificar todos os cartões em que você está marcado em um único lugar, basta acessar este link (aproveite para salvá-lo nos seus favoritos!).

Por padrão, os cartões estarão divididos por quadro, mas você pode classificá-los de acordo com a data de entrega, para obter uma visão geral de quais atividades estão em atraso e quais precisam ser entregues em um dia, em sete dias, em um mês e depois disso.

 

3. Gerencie os seus cartões pelo teclado

 

A partir do teclado do computador, é possível realizar diversas ações com os cards, que demandam um esforço muito maior quando feitas pelo mouse. Confira alguns exemplos:

  • Para arquivar um cartão, basta selecioná-lo com as setas do teclado e pressionar a tecla C.
  • Para editar um cartão, basta selecioná-lo com as setas do teclado e pressionar a tecla E.
  • Para adicionar a data de entrega a um cartão, basta selecioná-lo com as setas do teclado e pressionar a tecla D.
  • Para criar um novo cartão abaixo de determinado card, basta selecionar o cartão já existente com as setas do teclado e pressionar a tecla N.
  • Para adicionar etiquetas a um cartão, basta selecioná-lo com as setas do teclado e pressionar a tecla #.
  • Para atribuir um cartão para o seu usuário, basta selecioná-lo com as setas do teclado e pressionar a barra de espaço.
  • Para filtrar os cartões atribuídos a você em determinado quadro, basta pressionar a tecla Q.

 

E você, conhece mais alguma dica sobre o Trello que pode agilizar a rotina de quem utiliza a ferramenta? Compartilhe com a gente nos comentários! Aproveite também para assinar a nossa Newsletter, no rodapé desta página, e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog.

Henrique Soares
Henrique Soares
Sou o responsável pela área de planejamento da Agência 915. Depois de trabalhar como gerente de sucesso para parceiros na Resultados Digitais, ajudei a fundar a 915 para participar mais ativamente do processo de amadurecimento digital das empresas no Brasil.