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Imagens para sites profissionais: onde encontrar e como escolher

Imagens para sites profissinais

Escolher imagens para sites profissionais pode ser uma tarefa um pouco mais complicada na prática do que na teoria.

Apesar de ser uma saída fácil, você não pode simplesmente selecionar as imagens que mais gosta no Google e utilizá-las em seu site, pois é preciso verificar os direitos autorais atribuídos a cada uma delas.

Além disso, existem algumas dicas que você deve seguir para garantir que as imagens do seu site são realmente profissionais e transmitem aquilo que a sua empresa de fato quer passar.

Para lhe ajudar a resolver todos esses problemas, preparamos este artigo completo, que irá esclarecer todos esses pontos. Vamos lá?

 

Antes de mais nada: cuidado com os direitos autorais

Fique atento no que diz respeito aos direitos autorais! Utilizar imagens que não possuem autorização, além de ser uma prática antiética, pode lhe causar incômodos futuramente.

Por isso, você deve conhecer a lei de direitos autorais e a diferença entre as licenças de uso, para evitar problemas ao escolher as imagens para o seu site:

  • Copyright: Imagens de qualquer natureza estão incluídas aqui. O copyright é uma proteção para que apenas o dono do material possa distribuir e usar comercialmente suas imagens;
  • Copyleft: Imagens marcadas com copyleft estão totalmente autorizadas para reprodução, distribuição, adaptação e modificação;
  • Creative commons (CC): Imagens compartilhadas em CC possuem algumas permissões, como uso comercial, atribuição de crédito e possibilidade de adaptação. Sempre informe-se sobre qual tipo de CC está atrelado o material que você selecionou;
  • Domínio público: Estas imagens estão livres para serem usadas publicamente, inclusive para fins comerciais. Uma imagem que se torna de domínio público é uma espécie de herança cultural que um autor deixa para a humanidade depois de um determinado tempo.

 

Onde encontrar imagens para sites profissionais

Caso sua empresa não tenha uma equipe de designers ao seu dispor para ajudar na tarefa da criação de imagens, você pode encontrá-las facilmente em diversos bancos disponíveis na internet.

E lembre-se: você não pode utilizar quaisquer imagens encontrada no Google seu site profissional, pois elas geralmente possuem direitos autorais, de acordo com a lista acima. Por isso, sempre dê preferência aos bancos de imagens, como os listados abaixo:

 

Bancos de Imagens Gratuitos

Apesar de existirem diversas opções, muitos bancos de imagem requerem atribuições específicas, de acordo com os direitos autorais citados acima. As três opções abaixo, por sua vez, oferecem imagem para sites profissionais que podem ser utilizadas livremente, sem necessidade de creditar os autores.

A grande ressalva é que tais imagens costumam ser bastante “batidas” na internet, justamente por serem gratuitas. De todo modo, esses bancos tendem a suprir a necessidade da maioria das empresas:

  • Pixabay  
    O Pixabay oferece mais de 990 mil imagens e, justamente por isso, as chances de você conseguir encontrar imagens relacionadas ao conteúdo do seu site são grandes.
  • Pexels
    O Pexels é uma solução bastante parecida com o Pixabay: são milhares de fotografias disponibilizadas em alta resolução, com diversas categorias.
  • Unsplash 
    O Unsplash possui 25 mil fotógrafos contribuintes e gera cerca de 1 bilhão de impressões fotográficas por mês. Contudo, geralmente é difícil encontrar imagens diretamente relacionadas ao seu negócio, pois elas costumam ser mais neutras, com foco artístico.

 

Bancos de Imagens Pagos

Os bancos pagos oferecem acervos significativamente maiores do que os bancos gratuitos, então é muito provável que você encontre as imagens ideais para o seu site profissional.

Fazendo o pagamento de acordo com a plataforma, você também não irá precisar creditar os autores, pois estará comprando uma licença de uso.

  • Deposit Photos 
    Oferece mais de 70 milhões de imagens e fotografias em alta qualidade, divididos em centenas de tags e categorias. Os planos disponíveis podem ser encontrados aqui.
  • Shutterstock
    Conta com mais de 125 milhões de arquivos divididos entre imagens, vídeos, músicas e vetores. É um dos maiores bancos de imagens do mundo, e possui uma pluralidade de planos para grandes e pequenas empresa, disponíveis aqui.
  • iStockphotos 
    Tem um acervo com milhões de arquivos para compra e oferece algumas fotos gratuitas semanalmente para seus assinantes. Os planos disponíveis estão listados nesta página.

 

Quais imagens escolher para um site profissional

Parece que aquele velho ditado atribuído a Confúcio se confirma: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

É claro que você não deve desvalorizar seu conteúdo escrito, mas você deve buscar um meio termo entre esses dois elementos, relacionando as imagens com os textos do site, utilizando o estilo de sua empresa e, principalmente, tendo em mente a mensagem que você quer transmitir aos seus visitantes.

Afinal, as imagens de um site podem impactar a experiência do usuário de forma positiva ou negativamente, pois elas têm um papel essencial no estímulo das emoções.

Quem já não se deparou com um outdoor e após certo tempo não lembrou do que estava escrito, mas se lembrou da imagem? Pois é!

Mas, então, quais imagens utilizar em um site?

Segundo uma pesquisa feita pelo Ecommerce de Sucesso, existem alguns tipos de imagens que tendem a chamar mais a atenção dos usuários. Esse estudo também é válido considerando-se blog posts, anúncios e landing pages, por exemplo, e você pode seguir as dicas abaixo ao selecionar as imagens do seu site.

 

1. Imagens de Pessoas Atraentes

Pessoas atraentes chamam a atenção na vida real e na internet. Essas pessoas também transmitem um maior senso de credibilidade e honestidade, gerando empatia em grande parte do público.

Como exemplo, pense na seguinte situação: se você estivesse interessado em comprar uma bolsa, qual das duas imagens seria mais convincente para você?

imagens-para-sites-profissionais

2. Imagens com Pessoas Apontando

Se você quer chamar a atenção do usuário e levá-lo a realizar uma ação, pessoas apontando para a área que deve ser destacada podem ser a chave para tirá-lo da inércia.

Observe o exemplo abaixo: a landing page #01, do General Linguistics tem apenas um CTA (Call to Action), com uma pessoa apontando para o campo, enquanto a landing page #02, da Knovio, possui  seis ações nesta página – três sociais e três botões de CTA! Em qual delas você tenderá a realizar a ação desejada?

Landing Pages

3. Representações Gráficas

Os gráficos transformam uma grande quantidade de informação em uma só imagem, fazendo com que o usuário a compreenda mais facilmente.

Aqui temos um exemplo de nosso site: em nossa página sobre marketing digital, onde exploramos o tópico Inbound Marketing, criamos a representação de um funil ao lado do texto principal, para facilitar a compreensão dos visitantes.

Ao pesquisarmos em um banco de imagens o termo “marketing digital”, podemos encontrar milhares de imagens semelhantes à da direita, mas optamos por criar nossa própria representação gráfica, para transmitir a mensagem da melhor forma possível.

4. Imagens de Pessoas Bem-Sucedidas

Principalmente para o público corporativo, imagens de pessoas bem-sucedidas são as que mais chamam a atenção.

Que tal combinar essa dica com a primeira da nossa lista? Uma pessoa atraente e bem sucedida é uma receita que não tem erro.

Observe o exemplo abaixo: qual das duas mulheres parece bem-sucedida? Na realidade não sabemos delas qual de fato é, mas para a grande maioria das pessoas, a que melhor transmite isso é a primeira.

 

5. Representações de Liberdade, Felicidade ou Paz

Quando fica muito difícil relacionar seu conteúdo com uma imagem ou criar uma representação gráfica, a solução pode ser utilizar alguma imagem mais “neutra”, como uma paisagem, por exemplo. Para fundos de páginas e landing pages, isso pode ser uma escolha certeira.

Neste caso, opte por imagens que não tenham muitas cores, para não “brigar” com o conteúdo da página. No exemplo abaixo, qual das duas imagens você escolheria se o seu site profissional tivesse bastante conteúdo escrito? Em geral, sugerimos a primeira delas.

 

Dica extra: ao construir um site profissional, alguns tipos de imagens não são recomendadas, pois podem trazer um ar amador para as suas páginas. Não deixe de ler este artigo sobre o tema e fique ligado em detalhes como esse!

 

Agora que você já sabe que as imagens estão totalmente ligadas a experiência do usuário no seu site e que, quando bem relacionadas com seu conteúdo e sua marca, elas podem ser muito poderosas, é hora de ter calma e cuidado para escolhê-las. Lembre-se de que elas devem despertar as emoções corretas nos seus visitantes, e esperamos que elas sempre sejam positivas, certo?

E, caso você precise de ajuda na criação de seu site, entre em contato conosco! Será um prazer ajudar a sua empresa a ter um ambiente online cada vez mais profissional!

Gabriela Grespan
Gabriela Grespan
Atendimento e planejamento na 915. Ajudando empresas de diferentes segmentos nas estratégias e ações de marketing digital.