Ao empregarmos o termo "marketing digital", estamos nos referindo a todas as ações online realizadas pelos nossos clientes: dos anúncios inseridos no Google AdWords às respostas dadas na fanpage do Facebook, passando por aquele e-mail marketing enviado durante a Black Friday e pelo blog post escrito para ajudar alguém a entender um novo conceito.

Cada interação que os usuários têm com sua marca no meio digital define como ela é percebida pelas pessoas, como ela se relaciona com seu público e, principalmente, a quantidade de novas vendas que são geradas em decorrência desses fatores. Por isso, incentivamos que o marketing digital seja sempre enxergado como uma parte essencial do próprio negócio da empresa.

Aqui na 915, nosso foco é utilizar o marketing digital a favor da área comercial - o que costuma ser descrito como marketing digital de resultados. Ou seja, ao invés de concentrar esforços para obter curtidas e visualizações com fim em si mesmas, buscamos entregar leads qualificados, novas oportunidades de negócio e mais vendas para as empresas que atendemos.

Para realizar esse trabalho, construímos um funil de vendas claro e objetivo junto aos nossos clientes, desenhamos a jornada de compra de seus consumidores e utilizamos sempre os 5 pilares do Inbound Marketing (descritos abaixo) para definir as ações que serão executadas para alcançar as metas e os objetivos de negócio das suas empresas.

PILARES DO INBOUND MARKETING

ATRAIR

As estratégias de atração ajudam a trazer visitantes para as páginas da empresa na internet. Palavras associadas: produção de conteúdo, SEM, SEO e mídias pagas.

CONVERTER

A conversão garante que a empresa fique com os dados de contato dos visitantes que chegaram até ela. Palavras associadas: formulários, pop ups e landing pages.

RELACIONAR

O relacionamento é essencial para transformar leads em oportunidades e para fidelizar clientes. Palavras associadas: nutrição, e-mail marketing e mídias sociais.

VENDER

O processo de vendas deve ser alinhado às etapas anteriores para que seja feito de maneira adequada. Palavras associadas: conexão consultiva e automatização de vendas.

ANALISAR

A análise de dados garante que as demais etapas sejam cada vez mais eficientes. Palavras associadas: taxas de conversão, CRO, testes A/B, benchmark e growth hacking.

FUNIL DE VENDAS

JORNADA DE COMPRA

APRENDIZADO E DESCOBERTA

A maior parte do seu público-alvo ainda não se deu conta de que enfrenta o problema que sua empresa resolve - mas é possível atraí-lo com assuntos gerais de seu interesse e, então, obter seus dados a partir de formulários de captura. Cabe ao marketing mostrar a esses leads a existência de tal problema.

RECONHECIMENTO DO PROBLEMA

Grande parte do seu público-alvo já está ciente de que enfrenta o problema que sua empresa resolve, então devemos atrair essas pessoas abordando esse assunto em específico. Para os leads que já estão nesse estágio, cabe ao marketing mostrar as soluções disponíveis para resolver o problema.

CONSIDERAÇÃO DA SOLUÇÃO

Algumas pessoas já sabem que enfrentam o problema e conhecem as alternativas para resolvê-lo, então podemos atraí-las detalhando essas soluções. Aqui, o marketing deve gerar o senso de urgência necessário para que tais leads se preocupem de fato em avaliar suas possibilidades.

DECISÃO DE COMPRA

Uma pequena parcela do seu público-alvo já avaliou as alternativas que resolvem seu problema, então cabe ao marketing incentivá-la à compra, destacando os diferenciais da sua empresa, oferecendo descontos ou encaminhando tais leads para a equipe comercial, por exemplo.
 

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