Dicas 915: Como descobrir informações sobre sua audiência no Facebook
23 de junho de 2017
Como inserir scripts
Dica 915: Como inserir scripts facilmente em páginas do WordPress
28 de julho de 2017

Dica 915: Como redirecionar uma landing page do RD Station para outra URL

Direção

Muitos tipos de landing pages possuem prazos de expiração e, por isso, é comum que os profissionais de marketing tirem do ar páginas desse tipo, fazendo com que os usuários se deparem com o famoso erro 404 (página não encontrada).

Afinal, mesmo que a landing page não exista mais, seu link ainda pode ser encontrado em antigas postagens em redes sociais, em comunicações via e-mail já enviadas, em linkagens externas etc.

Assim, apesar de resolver um problema, impedindo que novos leads sejam gerados em landing pages expiradas, essa atitude acaba gerando outro, pois desperdiça um tráfego de usuários que poderia ser aproveitado para gerar mais leads.

Então, ao invés de simplesmente tirar suas landing pages do ar quando elas não forem mais válidas, que tal redirecionar seus visitantes para uma nova página, também capaz de capturar seus dados de contato?

 

Exemplos de uso

Entre os diversos motivos para retirar uma landing page do ar, 3 exemplos são muito comuns:

 

Webinars ao vivo

É muito comum que algumas pessoas cheguem “atrasadas” para um webinar ao vivo, por verem sua divulgação só depois de ele já ter sido transmitido.

Nessas situações, ao invés de tirar do ar a página de inscrição para o webinar e fazer com que diversos visitantes se deparem com uma página inexistente, uma boa opção é redirecioná-los para uma nova landing page, informando a transmissão ao vivo do webinar já foi encerrada.

Aqui, o formulário da página pode ter dois tipos de oferta: assistir à versão gravada do vídeo ou ser notificado sobre futuros webinars ao vivo. Nas duas situações, a empresa estará aproveitando o tráfego tardio para gerar leads para se relacionar em seguida.

 

Sorteios e promoções

Sorteios e promoções geralmente possuem um prazo máximo de inscrição. Portanto, quando o usuário precisa preencher uma landing page para aproveitá-los, é importante que essa página não esteja mais disponível após certa data.

Nesse caso, uma boa solução para aproveitar o tráfego de visitantes interessados em sorteios ou promoções já expirados é redirecionar a URL original para uma nova landing page, que permita que eles deixem seus dados de contato para serem notificados sobre futuras promoções.

 

Inscrições em eventos

Outro tipo de landing page que possui prazo de expiração é a de inscrição em eventos – seja para registrar participações em geral ou para garantir o interesse em determinado lote de ingressos.

Aqui, novamente, pode-se aproveitar o tráfego tardio para gerar leads, promovendo a inscrição em novos eventos ou em outros lotes de ingresso ou oferecendo ao usuário a notificação sobre futuros eventos da empresa.

 

Como configurar no RD Station

A configuração de redirecionamento de landing pages no RD Station é muito simples. O primeiro passo é acessar o editor da landing page e clicar em Edição Avançada, como destacado abaixo.

Edição avançada de landing page no RD Station

Em seguida, na área JavaScript em Head, cole o código abaixo, substituindo “http://exemplo.com” pela URL que você deseja utilizar.

<meta HTTP-EQUIV=”REFRESH” content=”0; url=”http://exemplo.com.”>

<script type=”text/javascript”>
window.location.href = “http://exemplo.com”;
</script>

 

JavaScript em Head no RD Station

Agora basta republicar sua landing page!

Gostou da dica de hoje? Então inscreva-se em nossa Newsletter, no rodapé desta página, e fique por dentro das nossas próximas postagens aqui no blog!

Henrique Soares
Henrique Soares
Sou o responsável pela área de planejamento da Agência 915. Depois de trabalhar como gerente de sucesso para parceiros na Resultados Digitais, ajudei a fundar a 915 para participar mais ativamente do processo de amadurecimento digital das empresas no Brasil.