RD Station na tela Visitas, Leads e Clientes
RD Station: mais 4 dicas para dominar a plataforma
25 de Janeiro de 2017
Contrato sendo assinado
Taxa de conversão de vendas: como melhorar
22 de Fevereiro de 2017

WordPress ou Wix: vantagens e desvantagens de cada um

Você quer construir seu site, pesquisou sobre o WordPress e o Wix e mesmo assim ainda não sabe qual é a melhor plataforma para lhe atender? De fato, o WordPress é amplamente conhecido por ser um sistema de gerenciamento de conteúdo, mas vale lembrar que ele não é a única opção: o Wix está ficando cada vez mais conhecido e possui também suas vantagens.

Por isso, preparamos um comparativo completo entre as duas plataformas, para que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! WordPress ou Wix? Qual será o vencedor?

Vale ressaltar que aqui estamos falando da ferramenta de código aberto WordPress.org, e não da plataforma comercial WordPress.com. Se você ainda não sabe a diferença entre elas, não deixe de ler nosso post sobre o assunto.

 

Custos

O custo para criar e manter um site é um fator importante a ser considerado na hora de escolher a plataforma mais adequada para a sua empresa. Com essas duas boas opções disponíveis gratuitamente, é importante estar atento a alguns detalhes na hora de criar o seu site ou ao fazer um upgrade de plano.

 

Wix

O Wix permite que você crie e hospede seu site sem nenhum custo. No entanto, nessa modalidade serão exibidas propagandas da empresa nas suas páginas e, além disso, você não poderá usar um domínio personalizado: o endereço do seu site será algo como usuário.wix.com/nomedosite. Já no plano Premium, pago mensal ou anualmente, você pode omitir o nome do Wix e utilizar um domínio próprio.

Cada um deles tem diferentes opções de armazenamento e capacidade de transmissão de dados. Os valores dos planos Premium variam entre 37 reais para e-commerces, 29 reais para sites com capacidade de transmissão de dados ilimitada, 19 reais para sites de uso pessoal e 9 reais no plano mais básico, indicado apenas para blogs e iniciantes no mundo online.

 

WordPress

O software também está disponível gratuitamente para todos que desejarem. Porém, para o site funcionar, você precisará de um domínio e um provedor de hospedagem. O custo irá aumentar de acordo com seu plano e com a adição de plug-ins; dependendo do seu orçamento, os planos também variam de acordo com seu provedor de hospedagem.

Os valores iniciais para hospedagem de um site são de aproximadamente R$ 20,00/mês, e o custo anual de um domínio é de aproximadamente R$ 40,00/ano. Desconsiderando os custos do desenvolvimento do site (como a contratação de uma agência especializada), nesse ponto o WordPress supera o Wix, pois, mesmo com um valor de pacote que pode aumentar de acordo com o uso e com a instalação de plug-ins, ele pode ser utilizado a partir de planos mais flexíveis, disponibilizados por uma grande variedade de empresas de hospedagem.

 

Facilidade de uso

A facilidade de uso é um dos pontos em que escolher entre WordPress ou Wix trará mais diferenças. Entre os fatores que interferem nesse quesito, estão a necessidade de conhecimentos de programação e o quão intuitiva cada uma dessas plataformas se mostra.

 

Wix

Oferece ferramentas fáceis de usar para construir seu site. Ele possui um sistema simples de arraste e solte, onde você pode selecionar qualquer elemento e editá-lo. O Wix se mostra vencedor nessa categoria uma vez que você não precisará gastar muito tempo aprendendo a mexer na plataforma, instalando plug-ins ou estudando sobre desenvolvimento.

 

WordPress

Possui um editor visual para escrever o seu conteúdo e um personalizador de tema que lhe permite editar o template escolhido. Para obter o controle total da aparência, contudo, você terá que se familiarizar com diferentes menus e editores e muitas vezes utilizar conhecimentos de programação (como HTML e CSS) para personalizar suas páginas de forma mais avançada. Outra desvantagem é que você precisará entender o básico do WordPress para colocar seu site no ar, ou contar com alguém capacitado. Justamente por isso, ao optar pelo WordPress as empresas geralmente contratam agências terceirizadas para desenvolverem seus sites, como a 915.

 

Plug-ins e aplicativos

Os plug-ins e aplicativos são softwares de terceiros que você pode usar em sua plataforma para adicionar novos recursos. Entre alguns exemplos de plug-ins estão ferramentas de SEO, integrações com outros sistemas e otimizadores de velocidade para o seu site.

 

Wix

Possui aproximadamente 200 aplicativos que podem ser adicionados ao seu site. Esses apps oferecem uma ampla gama de recursos, como formulários de contato, galerias, áreas de comentário e listas de e-mail e assim por diante. Embora o número de aplicativos seja limitado, eles cobrem os recursos mais solicitados pelos proprietários de sites.

 

WordPress

A plataforma oferece mais de 38.000 plug-ins gratuitos. Assim, se você quiser realizar alguma modificação em seu site, desde criar um formulário de contato, construir uma lista de discussão, criar galerias ou até adicionar controles deslizantes, muito provavelmente haverá um plug-in que se encaixa na sua demanda. Dessa maneira, mesmo que a biblioteca de aplicativos da Wix esteja crescendo, ela ainda é muito limitada em comparação à enorme lista de opções disponíveis para os usuários do WordPress.

 

Design e layout

Esses dois fatores desempenham um papel crucial na criação de um novo site. É importante que suas páginas online não sejam apenas esteticamente agradáveis, mas também tenham uma fácil navegação, destacando sempre o conteúdo publicado.

 

Wix

Oferece a você mais de 500 temas prontos, entre gratuitos e pagos, sendo que todos os layouts são responsivos e escritos em HTML5. Usando as ferramentas embutidas, você pode personalizar ainda mais o design do seu site, alterar o layout e reorganizar os itens como desejar. A maior desvantagem do Wix está no fato de que, uma vez escolhido, o template do seu site não poderá ser alterado.

 

WordPress

Existem milhares de temas gratuitos e pagos disponíveis para o WordPress. Enquanto os temas gratuitos têm suporte e opções de customização limitadas, as alternativas pagas geralmente oferecem mais recursos e vêm com opções de suporte premium, se encaixando em qualquer ramo, desde pequenos sites pessoais até grandes sites de e-commerce.  O WordPress também permite que você altere e customize os temas de acordo com as suas necessidades, sem restrições.

 

Afinal, qual é o melhor: WordPress ou Wix?

Concluindo, o Wix se mostra uma plataforma dinâmica para quem não tem tempo para aprofundar seus conhecimentos sobre programação de sites, oferecendo um construtor de fácil utilização, com planos fixos que podem ser úteis para quem está começando um negócio ou apenas busca validar uma ideia – de forma menos profissional – e não tem capacidade para fazer altos investimentos financeiros.

Porém, vale ressaltar que a ferramenta possui diversas limitações de personalização que podem levar você a trocar de plataforma conforme seu negócio for avançando, de forma que o investimento financeiro inicial seja de certa forma desperdiçado. Um exemplo de limitação é a impossibilidade de uso de algumas ferramentas de terceiros, como a função de lead tracking do RD Station (saiba mais aqui). Além disso, os sites construídos nessa plataforma apresentam sérios problemas de indexação no Google, que podem comprometer toda a sua estratégia de atração orgânica.

Tela de edição do Wix, no comparativo WordPress ou Wix

Criando um site no Wix: arraste e solte para editar

Enquanto isso, podemos dizer que o WordPress apresenta vantagens em relação ao Wix por ser uma plataforma de publicação na qual pode ser estruturado qualquer tipo de site, sem nenhuma complicação, com a utilização de inúmeros plug-ins e com muitas opções de upgrade. Além disso, existem planos totalmente flexíveis relacionados a ele, que podem se encaixar na maioria dos orçamentos e avançar conforme as necessidades de cada site.

Web Hosting

Assim, entre as duas plataformas, consideramos que para empresas a melhor opção será sempre o WordPress, uma plataforma mais personalizável e com mais estrutura para agregar as ferramentas necessárias para o seu site. Se o seu objetivo é ter um site pessoal de fácil edição e com menos personalizações, o Wix deverá atendê-lo, mas é importante que você esteja ciente de suas limitações desde o começo, para não ter de trocar de plataforma logo depois de investir nessa ferramenta.

Tela de edição do WordPress

Criando um site no WordPress: mais possibilidades, mais complexidade

Com essas informações, responda: pensando ans necessidades da sua empresa, qual é o melhor, WordPress ou Wix? Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de acrescentar alguma informação, deixe seu comentário logo abaixo! Além disso, caso você esteja procurando ajuda profissional para construir o seu site, faça um orçamento com a gente agora mesmo, preenchendo seus dados nesta página.

Victor Nogueira
Victor Nogueira
Sou responsável pela área de projetos de desenvolvimento web e pela gestão da Agência 915. Já tive experiências nas áreas de marketing e vendas em empresas de diversos segmentos, como varejo, mídia off-line, bebidas e tecnologia. Participei da fundação da 915 para consolidar a visão de que o marketing digital pode ajudar pequenas e médias empresas a obterem resultados eficazes e com investimentos de acordo com o seu porte, que não seriam possíveis através das mídias tradicionais.